Esclerose de Varizes

slider

A presença de um acompanhante maior de idade desde o momento da chegada até o término do procedimento é condição indispensável para a execução da abordagem das varizes. No caso de pacientes com menos de 18 anos, o acompanhante obrigatoriamente precisa ser um responsável legal.
Para se submeter à escleroterapia de varizes, o paciente deve ter resultados recentes de hemograma, tempo de protrombina (TAP) e contagem de plaquetas. Além disso, é interessante apresentar exames de endoscopia anteriores.

Vai realizar este exame? Preencha o termo de consentimento:

Termo de Consentimento para a realização de procedimento endoscópico que deverá ser apresentado ao paciente e familiares com antecedência de um dia.

Na véspera do procedimento

O paciente deve fazer um jantar leve, evitando comida gordurosa

No dia do procedimento

Jejum de pelo menos oito horas.

Ao término do procedimento, o paciente será liberado após a recuperação, o que costuma levar de meia a uma hora.


Cuidados pós procedimento (escleroterapia de varizes esôfago - gástricas)

Devido ao uso de anestesia, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após da abordagem das varizes esofágicas ou gástricas. Pelo mesmo motivo, durante um período de aproximadamente oito horas depois do procedimento, o indivíduo não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes.
A medicação usada na anestesia pode ocasionar um período curto de amnésia.
O paciente deve repousar no restante do dia, alimentando-se conforme recomendação médica.
Nos 3 dias após o procedimento o paciente deve fazer dieta ingerindo apenas líquidos e pastosos. Também deve evitar alimento e líquidos quentes .
Também não deve realizar atividade física ou carregar peso por no mínimo 3 dias.
Na presença de dor intensa, sangramento, falta de ar ou de qualquer outro sintoma não usual, deve entrar em contato com a Endovídeo.