PHMETRIA Esofágica

slider

Pra que serve o exame de phmetria esofágica?

O exame é usado para identificar se o paciente tem ou não a Doença do Refluxo Gastroesofágico. O exame de phmetria esofágica calcula o índice que determina a alcalinidade, a neutralidade, a acidez e a quantidade do refluxo. A endoscopia, por exemplo, não consegue identificar alterações inflamatórias, por isso a realização da phmetria. É a phmetria que determina se o refluxo está em quantidade maior que o normal e se os sintomas do paciente estão relacionados com o refluxo de ácido.

Como se preparar para o exame?

Se você vai fazer o exame de phmetria esofágica, esteja em jejum de pelo menos quatro horas antes do horário marcado. Determinados medicamentos deverão ser suspensos para que o exame seja realizado com sucesso. Durante a consulta que vai determinar o exame de phmetria esofágica, o seu médico vai orientá-lo sobre quais são esses remédios. Tanto os homens quanto as mulheres, no dia do exame, deverão estar vestidos com camisas ou blusas cujos botões abram na parte frontal. Antes que o exame comece, uma pequena quantidade de xilocaína será colocada na narina por onde a sonda será introduzida.


Quais são os procedimentos realizados durante o exame?


A sonda que entra pela sua narina é de fino calibre. Durante a inserção da sonda, pode haver um certo desconforto no nariz ou na faringe. Esse desconforto pode provocar a sensação de náusea ou a vontade de vomitar.

A inserção da sonda não atrapalha a sua respiração, a sua fala e nem a sua alimentação. Quando a sonda alcança a região desejada pelo médico, ela é fixada em sua face com uma fita adesiva. Essa fita garante que ela seja mantida no lugar.  

Na ponta externa, fica um monitor e um eletrodo fixado em seu tórax. O monitor guarda todos os valores de pH do esôfago durante 24 horas. Durante a permanência do conjunto da sonda com monitor e eletrodo, você deverá registrar todos os eventos em um diário: chiados no peito, dores, vômitos, azia, alimentação e demais informações descritas nos campos determinados para preenchimento. Além de sintomas e atividades, os horários deverão ser anotados de acordo com a hora registrada no monitor.

O que você precisava evitar durante o exame?

Por mais que você esteja realizando um exame, as suas atividades diárias devem ser mantidas de acordo com a sua rotina. Claro que algumas exceções terão que ser levadas em consideração, como:

  • Não tomar banho de chuveiro ou mergulhar com o monitor;
  • Evitar viagens e lugares que tenham aparelhos de raios x;
  • Não se aproximar de aparelhos de microondas em funcionamento;
  • Evitar a ingestão de líquidos e sólidos cítricos.

A sonda fica em você por pelo menos 24 horas, mas o exame de ph esofágico é menos complicado do que parece. Outro exame muito comum de ser feito é a endoscopia. Você já fez esse exame? Clique aqui e saiba o que é o exame de endoscopia e como ele funciona.