Plasma de Argônio

O QUE É O PLASMA DE ARGÔNIO

É uma cauterização (fulguração) da anastomose gastrojejunal realizada no intestino delgado utilizando o gás de argônio para efetuar o procedimento, promovendo a redução do diâmetro da anastomose trazendo antecipadamente a sensação de saciedade após o indivíduo se alimentar.  O plasma de argônio é um método muito moderno e utilizado em vários locais do mundo.

A melhor solução para quem realizou a cirurgia bariátrica é efetuar a aplicação do plasma de argônio, pois com a sua aplicação, avaliação psicológica e uma reeducação alimentar o peso corporal pode ser controlado, auxiliando na obtenção de uma melhor qualidade de vida naqueles que reengoradaram.

Confira algumas vantagens em realizar o tratamento com o plasma de argônio:

  • Altamente seguro, com baixa incidência de complicações.
  • Tratamento realizado de forma ambulatorial, sem internações
  • Resultados satisfatórios com poucas sessões
  • Tratamento pouco sintomático
  • Tratamento realizado através da endoscopia
  • Custo relativamente baixo, quando comparado a outros procedimentos.
  • Sem a necessidade de afastamento das atividades cotidianas.

 

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO COM O PLASMA DE ARGÔNIO?

Sendo realizado por endoscopia sob sedação leve, o tratamento é acompanhado pelo médico anestesiologista e pode durar aproximadamente dez minutos uma sessão, e cerca de cinco minutos as próximas sessões.  O tratamento é realizado de forma que não proporciona dor ou qualquer desconforto para o paciente, uma vez que estará sedado, promovendo ainda a ausência do internamento sendo realizado como um tratamento ambulatório, o paciente pode receber a alta do médico cerca de 30 minutos a 1 hora após o encerramento da sessão.

Com o tempo pode ocorrer a dilatação da costura entre o estômago operado e o intestino (anastomose) e o plasma de argônio tem por objetivo atuar nesta região causando a redução de seu diâmetro novamente.

A anastomose é de forma simplificada, a emenda cirúrgica que ocorre entre o estômago reduzido e o intestino delgado, que deve ser de aproximadamente 10 a 12mm e com o tempo a dilatação pode ocorrer naturalmente permitindo a passagem facilitada do alimento ingerido.  Com a utilização do plasma de argônio a anastomose terá uma redução em seu diâmetro, trazendo a saciedade e auxiliando na perda de peso.  

Uma das vantagens do procedimento que utiliza o plasma de argônio é que o procedimento apresenta baixa incidência de riscos e é bem tolerado por todos os pacientes que realizam o tratamento desta forma. A realização frequente destes procedimentos tem como objetivo a utilização desta técnica com um alto nível de alcance entre aqueles que necessitam de auxilio para a redução de peso sendo utilizada no vasto arsenal terapêutico, disponível para diminuir o número de obesos existentes no Brasil e no mundo.