Plasma de Argônio: conheça o tratamento indicado para reganho de peso após a cirurgia bariátrica.

O Plasma de Argônio é um tratamento ambulatorial realizado por endoscopia para os pacientes que voltaram a ganhar peso após a realização da cirurgia bariátrica.

O procedimento é desempenhado por um profissional endoscopista e com a presença de um anestesiologista. É importante lembrar que o método é realizado sob sedação anestésica, e não sob anestesia geral.

O tratamento, geralmente, contempla em média 3 sessões de argônio, com intervalo de 1 a 2 meses entre as sessões; entretanto alguns pacientes necessitam de mais.       

Além disso, é recomendado também que o paciente seja submetido a uma endoscopia de controle após 6 meses da última aplicação do Argônio. Neste caso, o objetivo é acompanhar o desempenho do procedimento em cada paciente.

 

Aspectos Nutricionais

 

O paciente, além de passar por consultas do cirurgião e gastroenterologista, deverá ter acompanhamento de um nutricionista. Tal procedimento é importante, antes mesmo de programar a primeira sessão do argônio.

Após a aplicação do argônio, o paciente deverá ficar 1 semana com dieta líquida e 1 semana com dieta pastosa. O objetivo é evitar um sangramento no local da aplicação do argônio e permitir uma boa cicatrização. Entretanto, depois de 15 dias, a alimentação pode voltar ao normal.

O tratamento com plasma de argônio é uma alternativa segura e eficaz, pois possui baixos índices de complicações.

Agora que você já conhece como funciona o tratamento, entre em contato com um especialista em saúde digestiva.